O Organismo Privado de Controlo e Certificação (OPC) é parte integrante da Confraria do Queijo São Jorge e apresenta como âmbito a certificação e controlo da denominação de origem protegida (DOP) – Queijo São Jorge, de acordo com a regulamentação em vigor.

A candidatura à certificação inicia o processo e tem como objectivo a aquisição de toda a informação necessária, prevista no Regulamento do Queijo S. Jorge, nomeadamente:             

  • O produto a certificar;
  • As normas ou outros documentos seguidos pelo cliente;
  • As características gerais do cliente incluindo nome e morada, aspectos relevantes para os seus processos, e qualquer obrigação legal que possam possuir;
  • As actividades e meios humanos e materiais;
  • Entidades subcontratadas pelos clientes que possam afectar o processo de certificação;
  • Controlo efectuados pelos clientes.

Esta informção consta do Acordo de Certificação

As regras do esquema de certificação constam do Regulamento do Queijo São Jorge.

Financiamento

A confraria do queijo São Jorge é uma associação científica e cultural sem fins lucrativos que apresenta como único rendimento as taxas cobradas pela prestação de serviços (Certificação do QSJ – DOP).

Produtos Certificados  

De momento o OPC tem como clientes as três Cooperativas Agrícolas de Lacticínios da Ilha de São Jorge:

Uniqueijo – União de Cooperativas Agrícolas de Lacticínios de São Jorge, U.C.R.L, sito à Canadinha Nova – Beira, 9800-501 Velas; 

Cooperativa Agrícola de Lacticínios dos Lourais, Crl, sito em Lugar da Silveira – Ribeira Seca, 9850-261 Calheta;

Finisterra – Cooperativa Agrícola de Lacticínios do Topo, Crl, sito em Ribeira das Lixívias – Santo Antão, 9875-039 Topo;

às quais são emitidas anulamente e conforme o estabelecido no Regulamento do Queijo São Jorge as Licenças de Uso da Marca Queijo São Jorge – DOP. Neste momento estão em vigor e foram atribuídas, respectivamente:

Certificado Nº 001/2024 – Uniqueijo – União de Cooperativas Agrícolas de Lacticínios de São Jorge, U.C.R.L;

Certificado Nº 002/2024 – Cooperativa Agrícola de Lacticínios dos Lourais, Crl;

Certificado Nº 003/2024 – Finisterra – Cooperativa Agrícola de Lacticínios do Topo, Crl;

As três cooperativas mencionadas estão autorizadas a produzir Queijo São Jorge – DOP com as apresentações: inteiro, fatiado, ralado e centros . As características do produto devem estar em conformidade com o Caderno de Especificações do Queijo São Jorge e os controlos oficiais são efectuados pelas Entidades SERCLA/IAMA e Laboratório SGS.

Nota: Uma vez que o Sitema de acreditação do OPC não permite a certificação em contínuo não é possível disponibilizar todos os lotes certificados mas estão disponíveis no OPC e são mostrados a pedido.