A Confraria do Queijo São Jorge é uma associação científica e cultural, que apresenta duas vertentes de extrema importância (Componentes Lúdica e Técnica), ambas direccionadas para a preservação e promoção da elevada qualidade requerida pelo produto em questão, o Queijo São Jorge – DOP.

Deste modo, apresenta-se como Confraria do Queijo São Jorge (Componente Lúdica), quando o seu principal intento diz respeito à defesa, promoção e dignificação da Denominação de Origem Protegida – Queijo São Jorge, bem como da respectiva Região Demarcada (ilha de S. Jorge).
Para além das atribuições habituais nesse tipo de associação, como acima referido, na sua componente técnica, esta Confraria acumula a grande responsabilidade de proceder de acordo com as normas e regulamentos aplicáveis à certificação e controlo dos queijos produzidos pelos produtores da Região Demarcada, apresentando-se assim como um Organismo Privado de Controlo e Certificação (OPC).

No dia 2 de Novembro de 1991, constitui-se por escritura pública, a Confraria do Queijo São Jorge e por nomeação do IAMA (Instituto de Alimentação e Mercados Agrícolas) em 22 de Novembro de 1994, esta é reconhecida como o Organismo Privado de controlo e Certificação (OPC) do Queijo São Jorge – DOP, resultante da aplicabilidade directa em todos os estados membros dos regulamentos comunitários em vigor à data.

A Confraria, na sua componente Técnica, encontra-se Acreditada desde 19-08-2016 pelo Instituto Português de Acreditação (IPAC), e de acordo com os referenciais as normas e aplicáveis, nomeadamente a NP EN ISO/IEC 17065 de 2014.